A A responsabilidade sócio-ambiental com a coleta seletiva do lixo, o uso de produtos reciclados e a reutilização inteligente de resíduos é uma tendência mundial. Dentre as vantagens da reciclagem estão: a redução da acumulação de lixo, das emissões de gases e as agressões ao solo. Além da economia de energia e matérias-primas, melhora a qualidade de vida e gera emprego. Em Penápolis existem trabalhos importantes como o da Recipen Sucatas e Recicláveis Ltda. O precursor da empresa, Isaac Bráz da Silva, começou como catador em 1984 e aos poucos se tornou comprador, revendendo para um depósito em Marília-SP.
Em meados de 1992 seu filho, Daniel, adquiriu um caminhão, depois um terreno e os primeiros equipamentos. Nascia a primeira empresa, Bráz Comércio de Reciclagem, no Parque Industrial, hoje Daniel José da Silva Penápolis EPP. Nessa época coletava 20 toneladas de materiais recicláveis e tinha dois funcionários. Em 2003 adquiriu outro terreno e fundou a Recipen. No inicio coletava os materiais na cidade e vendia para o depósito de Marília, depois passou a recolher em toda a região, adquiriu o equipamento processador e começou a venda direta para as indústrias da região, todo o estado de São Paulo e Paraná.
A Recipen contribui de forma decisiva para a preservação ambiental em Penápolis e região. Por mês, são 500 toneladas de lixo a menos no meio ambiente, além disso, cada tonelada de papel reciclado evita o corte de 22 árvores. Outro benefício é a geração de emprego, atualmente são 32 funcionários, além de 200 catadores indiretos. A Recipen por meio de seus sócios, Daniel e Ricardo, parabenizam Penápolis e esperam contribuir para que os próximos 100 anos sejam de intenso progresso.
Ainda existe muito a ser feito quanto à eco-educação em nosso país: o consumo consciente de água; de embalagens não degradáveis; o excesso de lixo - que representa desperdício econômico - e a manutenção de nossas matas. Questões essenciais para quem está antenado com a ecologia.
|